Interdisciplinaridade em Educação Ambiental nas primeiras séries do Ensino Fundamental

André Ribeiro da Silva

Resumo


O presente trabalho trata a questão da prática interdisciplinar em Educação ambientalde professores das primeiras séries do ensino fundamental. Foi realizadauma pesquisa na Escola Estadual Presidente Bernardes, na cidade de PousoAlegre, Minas Gerais. As estratégias de pesquisa foram: qualitativa, quantitativa,analítica e descritiva. Foram utilizados dois formulários, sendo um de cunho sociale outro relacionado ao tema da pesquisa. Utilizou-se também uma entrevista,que foi gravada e teve os dados transcritos na íntegra. Verifi cou-se que a prática deEducação Ambiental é mais relacionada a problemas ambientais acompanhadosde soluções e refl exo das belezas naturais. Também foi verifi cado que os conceitosrelativos ao termo interdisciplinaridade não estão bem claros, e que esta ausênciade uma defi nição ao que venha ser uma prática interdisciplinar é um empecilhopara sua efetividade. Conclui-se então que os professores não praticam EducaçãoAmbiental de forma interdisciplinar muitas vezes porque não entendem o quevem a ser uma prática interdisciplinar. Os conceitos relativos à interdisciplinaridadegiram em torno de outras abordagens análogas ao termo.

PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Educação Ambiental .Fragmentaçãodo saber. Meio Ambiente.


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