A leitura de paisagens através de trabalhos de campo: um relato da experiência vivenciado no munícipio de Ourinhos (SP)

Thiara Vichiato Breda, Andréa Aparecida Zacharias

Resumo


Os alunos estão vinculados ao espaço em que vivem. Fazem parte da paisagem socialdeste espaço, portanto precisam interagir nela, explorá-la, descobri-la e refl etir sobresuas descobertas. Considerações que levam a acreditar que o trabalho de campo,como complemento às atividades cartográfi cas e ensino na sala de aula, é uma práticapedagógica importante na leitura e percepção ambiental da paisagem local. Observae analisa diretamente os confl itos e usos territoriais. Faz refl etir sobre a dinâmicado lugar e as práticas que nela se desenvolvem. Ao estimular o aluno para umaleitura do mundo, partindo do lugar, pode-se permitir experiências pessoais ligadasa valores e ao modo como a população percebe o ambiente de vivência. Compreendereste lugar, permite conhecer sua historia e entender o que ali acontece. Assim,tendo como linha norteadora que o trabalho de campo é a conexão entre a teoria erealidade, este artigo traz a elaboração de roteiros e orientações pedagógicas - para osalunos e professores, despertando-os, para a importância da prática do trabalho decampo no estudo das paisagens municipais, como exemplo Ourinhos/SP.

Palavras-Chave: Trabalho de Campo, Espaço Vivido e Percepção Ambiental.


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