A leitura de paisagens através de trabalhos de campo: um relato da experiência vivenciado no munícipio de Ourinhos (SP)
Resumo
Os alunos estão vinculados ao espaço em que vivem. Fazem parte da paisagem socialdeste espaço, portanto precisam interagir nela, explorá-la, descobri-la e refl etir sobresuas descobertas. Considerações que levam a acreditar que o trabalho de campo,como complemento às atividades cartográfi cas e ensino na sala de aula, é uma práticapedagógica importante na leitura e percepção ambiental da paisagem local. Observae analisa diretamente os confl itos e usos territoriais. Faz refl etir sobre a dinâmicado lugar e as práticas que nela se desenvolvem. Ao estimular o aluno para umaleitura do mundo, partindo do lugar, pode-se permitir experiências pessoais ligadasa valores e ao modo como a população percebe o ambiente de vivência. Compreendereste lugar, permite conhecer sua historia e entender o que ali acontece. Assim,tendo como linha norteadora que o trabalho de campo é a conexão entre a teoria erealidade, este artigo traz a elaboração de roteiros e orientações pedagógicas - para osalunos e professores, despertando-os, para a importância da prática do trabalho decampo no estudo das paisagens municipais, como exemplo Ourinhos/SP.
Palavras-Chave: Trabalho de Campo, Espaço Vivido e Percepção Ambiental.
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