Movimentos sociais, educação e questão agrária

Jucélia Bispo dos Santos

Resumo


Esse artigo analisa a aproximação dos movimentos sociais com a educação, atravésdas novas perspectivas teóricas que consideram as relações sociais no processode globalização. Compreende-se que o fenômeno da globalização a sociedade enfrentanovos desafi os nos planos econômicos, político, social, cultural, ecológico eeducativo. Desse modo, os autores sociais enfrentam os confl itos dessa nova épocaatravés do fortalecimento das identidades pessoais e culturais. A partir dessecontexto, surgiu um projeto de Educação do Campo que atende às necessidadesde formação dos seus membros numa relação que aproxima à educação de umaideologia, que propõem uma sociedade sem classes, uma educação que não estejaa serviço da classe dominante. Por fi m, esse trabalho propõe discutir trajetóriada construção da ideologia pedagógica da atual proposta de Educação do Campoadotada no Brasil, a fi m de destacar com esse modelo de educação propõem aformação de conhecimentos, valores e habilidades universais.

Palavras-chaves: educação, movimentos sociais, trabalho, terra.


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