“Cidade do mangue, onde a lama é a insurreição”: o Recife contemporâneo e a contrução da região cultural do movimento Manguebit
Resumo
A infl uência da cena cultural denominada movimento Manguebit na cultura popularnordestina é o objeto de estudo do artigo, sendo através das metodologiasde investigação em Geografi a, especifi camente as abordagens regional e cultural,o subsídio científi co para a construção do conceito de região cultural própria domovimento. Destacam-se características espaciais referentes à cultura, cidade e aopróprio regionalismo nordestino frente ao mundo global. Além das letras musicaisescritas pelos artistas de dentro da cena recifense, a perspectiva metodológica emgeografi a regional caminhou junta com a cultural, passando pelos conceitos deregionalismo nordestino de Castro (1992), heterotopia epistemológica de Duncan(2000), sendo a convergência fi nal objetivada pelos apontamentos de Corrêa(2008) acerca a emergência de novas regiões culturais no Brasil. Sendo Recife acidade do mangue2, foi justamente a lama, como cantou Chico Science, o elementochave para o seu ressurgimento nos circuitos culturais global no fi nal do séculoXX, tendo Pernambuco nos pés, e a mente na imensidão.
PALAVRAS CHAVE: movimento Manguebit; Recife (PE); região; cultura; música.
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