NATUREZA – EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS

Diego Corrêa Maia

Resumo


Este artigo tem como objetivo discorrer sobre experiências didáticas nas séries iniciais, ligadas à Natureza, mais especificamente, sobre as noções de tempo atmosférico e clima. No artigo é discutida a importância dos PCNs para o Ensino da Geografia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, principalmente pela valorização de teorias e práticas pedagógicas ligadas à fenomenologia. Dentre as práticas ligadas a esse aporte teórico, foram demonstradas experiências bem sucedidas sobre as primeiras noções sobre tempo e clima, mesmo sob a tutela dos Estudos Sociais. Foram também propostas atividades didáticas para o desenvolvimento das primeiras noções sobre o tempo atmosférico e o clima. A alfabetização geográfica e formação de professores nas séries iniciais encerraram o artigo e, dentro deste contexto, foi descrita uma experiência vivenciada como professor da disciplina “Geografia no Ensino Fundamental”, no curso de
Pedagogia do PARFOR da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As experiências nessa disciplina demonstraram a assimilação dos conteúdos ligados à natureza, comprovando, assim, a importância do fortalecimento e do retorno à alfabetização geográfica nas práticas pedagógicas professores do Ensino Fundamental I

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.