TURISMO INCLUSIVO E CARTOGRAFIA TÁTIL: ESTUDO DE CASO NAS ESTÂNCIAS TURÍSTICAS DE BARRA BONITA E IGARAÇU DO TIETÊ – SP

Mariane Ravagio Catelli

Resumo


Quando se trata do processo de inclusão, as pessoas com deficiência são relacionadas ao ambiente escolar ou ao mercado de trabalho. Logo, as barreiras ainda são existentes e graves quando consideramos o turismo e lazer dessas pessoas. O turismo é um objeto de estudo para a Geografia, além de ser um consumidor e organizador dos espaços. A captação do espaço se dá primordialmente pela visão (85%), pois é o mais abrangente e sintético. Portanto, sentiu-se a necessidade de estudar como uma pessoa com deficiência visual entende o espaço turístico de uma cidade e se a Cartografia Tátil pode contribuir para uma comunicação mais eficiente, fazendo com que o turista entenda melhor o espaço turístico e assim se sinta mais motivado a viajar e conhecer novos lugares.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIRRE, Rafael S.; GRÜNEWALD, Luis; PÂNTANO, Liliana; SANTO, Silvia D. e SIMON, Maria Fernanda G. Recreação e turismo para todos. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2003.

ALMEIDA, Regina Araújo de. Roteiros turísticos para pessoas com necessidades especiais. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

ALMEIDA, Regina Araújo. A cartografia tátil no ensino de Geografia: teoria e prática. In: ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

ABNT. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas. 2004.

BENI, M.C. Análise estrutural do Turismo. 10ª ed.- São Paulo: Senac, 2004.

BEZZI, M. L.; MARAFON, G. Manual didático sobre a evolução do pensamento geográfico. Santa Maria. UFSM, CCNE, Curso de Geografia, 1992.

BRASIL. Turismo e acessibilidade: manual de orientações. Ministério do Turismo, 2006.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Acessível: Introdução a uma Viagem de Inclusão. Volume I. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 48 p.

ALMEIDA, A. R.; GUERRERO, A. L. e FIORI, S.R. Geografia e Cartografia para o Turismo, IAP/MTUR – IPSIS, São Paulo, 2007. Disponível em: http://caminhosdofuturo.com.br acessado em agosto de 2011

CARMO, W. R.. Cartografia tátil escolar: experiências com a Construção de materiais didáticos e com a Formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em geografia). Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo. SP.

COSTA, G. R. V., LIMA, N. M. de e MAIOR, I. M. M. de L. Acessibilidade no Brasil: uma visão histórica. 2005.

CUSTÓDIO, Vagner. Caminhada de pessoas com deficiência visual em áreas naturais: um estudo com o auxílio do GPS (sistema de posicionamento global). 2009. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

DUQUE, Renato Câmara e MENDES, Catarina Lutero. O planejamento turístico e Cartografia. 1. ed. Campinas: Alínea, 2006.

FIORI, Sérgio Ricardo. Mapas para o turismo e interatividade: proposta teórica e prática. 2007. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

KASTRUP, Vírginia. MORAES, Márcia [org.]. Exercícios de ver e não ver. 1. ed. Rio de Janeiro: Nau, 2010

OMT (Organização Mundial do Turismo). Código Mundial de Ética do Turismo. Santiago do Chile, 1999. Disponível em: www.uff.br/entretere/index_files/codigo_de_etica_mundial.doc Último acesso em: 26/02/2011

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In:http://200.238.92.118/uploads/zEEORSTek4xJeWR9XnLw/9H3ICd6NYXHKTHBY7N9MdK/terminologia1pra_imprensa.pdf Último acesso em: 14/12/2010.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Como chamar as pessoas que têm deficiência? In: portal.mj.gov.br/.../Como%20chamar%20as%20pessoas%20que%20têm%20deficiência.doc Último acesso em:15/12/2010

SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes. Cartografia tátil no ensino de Geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoa com deficiência visual. 2008. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

VASCONCELLOS, Regina Araújo Almeida. A cartografia tátil e o deficiente visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. Tese de doutorado. Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo. São Paulo. 1993.

VENTORINI, Sílvia Elena. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.