RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TEMATIZAÇÕES E POSSIBILIDADES DE USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
______; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ARAÚJO, José Carlos de Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p. 11-34.
ARCHELA, Rosely Sampaio. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: EDUEL, 2008. 163 páginas.
BARBOSA, José Luiz. Geografia e cinema: em busca da aproximação e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 109-133.
BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva. Recursos didáticos: possibilidades de uso no ensino de Geografia. 2013. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2013.
BREDA, Thiara Vichiato. O olhar espacial e geográfico na leitura e percepção da paisagem municipal: contribuições cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar. 2010. 1. v. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2011.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003a, p. 83-134.
______. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003b. p. 77-82.
CASTELLAR. Sonia Maria Vanzella. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2011. p. 121-135.
______; VILHENA, Jerusa. Jogos, brincadeiras e resolução de problemas. In: ______. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escondem. In: ______ (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 31-48.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
COSTA, Renata Correia. O ensino de solos na Geografia da educação básica no estado de São Paulo e algumas experiências no município de Ourinhos/SP. 2012. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado – Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2012.
FARIAS SILVA, Elisabete de Fátima. A linguagem imagética no ensino de Geografia. 2012. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2012.
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discurso e saberes. Araraquara: Junqueira & Martins Editoras, 2008.
GONÇALVES DA SILVA, Luciana. Jogos e situação-problema na construção das noções de lateralidade, referência e localização espacial. In: CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 137 – 156.
KAERCHER, Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em Geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 135-169.
LEÃO, Vicente de Paula; LEÃO, Inêz Aparecida de Carvalho. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
MORENO, Elisabete Aparecida; VOLKMER, Susana. Visão integrada da Geografia Física a partir do estudo de rochas e minerais: uma proposta pedagógica para o ensino Fundamental e Médio. 2007. Disponível em: Acessado em: 20 de Fevereiro de 2013.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
PEREIRA, Aline Natasha; PERUSI, Maria Cristina; COSTA, Renata Correia. O teatro de fantoche como recurso facilitador da relação ensino-aprendizagem em Geografia. In: XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, Goiânia/GO, 2011. XI Encontro de Práticas de Ensino em Geografia: A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011.
RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SCHÄFFER, Neiva Otero et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos (et al). Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n° 70, p. 17-30, 1990.
SOARES DA SILVA, Karen Roberta. Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar! 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipola Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.