RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TEMATIZAÇÕES E POSSIBILIDADES DE USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Márcia Cristina de Oliveira Mello, Inêz de Deus Neiva Brandão

Resumo


Apresentam-se resultados parciais da pesquisa intitulada “Recursos didáticos: possibilidades de uso no ensino de Geografia“, cujo objetivo geral foi investigar como os recursos didáticos são tematizados no campo e como eles podem ser concretizados nas práticas pedagógicas. A pesquisa bibliográfica apontou que os estudos se intensificam nas duas últimas décadas do século XX e, especialmente, no início desse século, com destaque à área da cartografia escolar. Do ponto de vista metodológico, as pesquisas apontam as vantagens e orientações necessárias ao uso, tanto de recursos consagrados como o globo terrestre, os mapas, as maquetes, as bússolas, o filme e/ou documentário; quanto de recursos mais dinâmicos e desafiantes como os fantoches, as fotografias, os mostruários ou coleções (de rochas, minerais e solos) e os jogos - no formato adaptados aos conteúdos de sala de aula e no formato interativo, que necessitam das novas tecnologias virtuais. Concluímos que na discussão sobre a utilização de recursos didáticos ou não nas aulas de Geografia devem ser incluídas análises mais amplas sobre o contexto social, escolar, profissional e ideológico de tal prática nas escolas brasileiras.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

______; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

ARAÚJO, José Carlos de Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p. 11-34.

ARCHELA, Rosely Sampaio. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: EDUEL, 2008. 163 páginas.

BARBOSA, José Luiz. Geografia e cinema: em busca da aproximação e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 109-133.

BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva. Recursos didáticos: possibilidades de uso no ensino de Geografia. 2013. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2013.

BREDA, Thiara Vichiato. O olhar espacial e geográfico na leitura e percepção da paisagem municipal: contribuições cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar. 2010. 1. v. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2011.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003a, p. 83-134.

______. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003b. p. 77-82.

CASTELLAR. Sonia Maria Vanzella. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2011. p. 121-135.

______; VILHENA, Jerusa. Jogos, brincadeiras e resolução de problemas. In: ______. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escondem. In: ______ (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 31-48.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

COSTA, Renata Correia. O ensino de solos na Geografia da educação básica no estado de São Paulo e algumas experiências no município de Ourinhos/SP. 2012. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado – Geografia) Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2012.

FARIAS SILVA, Elisabete de Fátima. A linguagem imagética no ensino de Geografia. 2012. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2012.

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discurso e saberes. Araraquara: Junqueira & Martins Editoras, 2008.

GONÇALVES DA SILVA, Luciana. Jogos e situação-problema na construção das noções de lateralidade, referência e localização espacial. In: CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 137 – 156.

KAERCHER, Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em Geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 135-169.

LEÃO, Vicente de Paula; LEÃO, Inêz Aparecida de Carvalho. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

MORENO, Elisabete Aparecida; VOLKMER, Susana. Visão integrada da Geografia Física a partir do estudo de rochas e minerais: uma proposta pedagógica para o ensino Fundamental e Médio. 2007. Disponível em: Acessado em: 20 de Fevereiro de 2013.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

PEREIRA, Aline Natasha; PERUSI, Maria Cristina; COSTA, Renata Correia. O teatro de fantoche como recurso facilitador da relação ensino-aprendizagem em Geografia. In: XI ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, Goiânia/GO, 2011. XI Encontro de Práticas de Ensino em Geografia: A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011.

RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

SCHÄFFER, Neiva Otero et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos (et al). Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n° 70, p. 17-30, 1990.

SOARES DA SILVA, Karen Roberta. Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar! 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipola Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.