Resenha da tese de doutorado "A integração de agricultores às cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no Oeste do Paraná", de Diane Belusso

Larissa Tavares Moreno, Thiago Pereira de Barros

Resumo


A resenha a seguir é sobre a tese de doutorado intitulada “A integração de agricultores às cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no Oeste do Paraná” de Diane Belusso, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), defendida em 2010.

Resumidamente observa-se que os elementos motivadores deste estudo foram: a expansão da avicultura industrial no Brasil, sobretudo as inovações tecnológicas e o aumento de produtividade alcançado por este segmento agroindustrial a partir dos anos 1970, e a presença e estruturação de cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no oeste Paranaense. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi à análise das relações entre as cooperativas e os produtores integrados, de tal forma a averiguar os efeitos dessa dinâmica sobre a renda, a qualidade de vida desses produtores e sobre a dinâmica regional. 


Texto completo:

PDF

Referências


HECK, F. M. Degradação anunciada do trabalho formal na Sadia, em Toledo (PR). 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2013.

WALTER, S. I. Experiências sociais e relações de trabalho dos trabalhadores pegadores de frango e batedores de caixa de Marechal Cândido Rondon-PR. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v11n1a007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.