Considerações sobre a educação patrimonial no ensino de Geografia no Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Porto Nacional (TO)

Rosane Balsan, Kely Barbosa Silva

Resumo


O ensino da Geografia difunde-se em um amplo conjunto de dificuldades, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, culminando, muitas vezes, no fracasso do processo de ensino-aprendizagem, pois seu propósito é permitir ao aluno perceber que ele faz parte de uma realidade maior, atuando como agente transformador de seu meio e grupo social. Trata-se de um levantamento bibliográfico exploratório com abordagem quantitativa, cujo objetivo foi investigar como as professoras de Geografia do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, situado no município de Porto Nacional (TO), cidade tombada pelo Iphan como patrimônio histórico e cultural, vêm abordando a temática da educação patrimonial em sala de aula e na escola, quais seus anseios e dificuldades, bem como analisar o livro didático trabalhado em sala de aula quanto à abordagem das questões voltadas à educação patrimonial. Foram entrevistadas duas professoras e, a partir da análise das entrevistas, evidenciou-se que elas compreendem o conceito de cultura como todos os costumes, crenças, tradições e saberes de um determinado grupo. São desenvolvidas atividades culturais na escola, dentre elas o projeto “Café Literário”, saraus realizados bimestralmente e Semana da Cultura. Desse modo, este artigo visa a estimular a reflexão sobre a educação patrimonial voltada ao ensino de Geografia, propiciando ao educando interpretar os bens culturais, tornando-os um elemento importante de promoção e vivência da cidadania participativa.

Palavras-chave: educação patrimonial, geografia, Porto Nacional, Tocantins.


Palavras-chave


educação patrimonial; geografia; Porto Nacional; Tocantins

Texto completo:

PDF

Referências


BAGANHA, D. E. O papel e o uso do livro didático de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 123p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 ago. 1985. Seção 1, p. 12178.

CASCO, A. C. A. J. Sociedade e educação patrimonial. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, 1., 2005, São Cristóvão. Anais… São Cristóvão: Iphan, 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico da educação patrimonial. Brasília: Iphan; Museu Imperial, 1999. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tocantins: Porto Nacional. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.

IPHAN – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Ata da 59º Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2015.

KANITZ, H. G.; RIBEIRO, F. M. S. N. Puxando pela memória: a casa grande simplício dias como ponto de compreensão entre as relações dos habitantes da cidade de Parnaíba/PI e seu patrimônio histórico. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, v. 3, p. 41-55, 2014. Número especial. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Brasília: Em Aberto, 1996.

LEDUR, F. A. P. A educação patrimonial formal como elemento reconhecedor do patrimônio cultural em São Mateus do Sul-PR. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade do Contestado, Canoinhas, 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002.

LIBERALESSO, C. P. A educação patrimonial e o ensino de geografia: experiência nas escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2015.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. Brasília: Unesco, 2002.

NASCIMENTO, N. N.; BALSAN, R. O processo de patrimonialização no centro histórico de Porto Nacional – TO. Interface (Porto Nacional), Araguaína, n. 7, p. 61-74, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.

OLIVEIRA, R. F.; CARDOSO, L. R. Território, paisagem e lugar: o papel da Geografia na educação patrimonial e no ensino escolar. Revista Geográfica de América Central, San Pedro, v. 2, n. 47, p. 1-17, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PACHECO, I. A.; VARGAS, I. A. Educação patrimonial: um recurso para alfabetização cultural no Ensino Fundamental. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 82-96, abr. 2009.

PREFEITURA DE PORTO NACIONAL. Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva. 2015a. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2014.

______. Um breve histórico sobre a fundação e emancipação política de Porto Nacional. 2015b. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2014.

PROJETO ARARIBÁ GEOGRAFIA. São Paulo: Moderna, 2015.

REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL, 59., 2008, Rio de Janeiro. Ata… Rio de Janeiro: Iphan, 2008. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2015.

SILVA, K. C. C. Educação patrimonial: um convite à leitura do patrimônio cultural do município de Anápolis-GO. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) – Instituto de Pré-História, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2015.

SOARES, A. L. R. (Org.). Educação patrimonial: teoria e prática. Santa Maria: UFSM, 2008.

VEDOVATE, F. C. (Org.). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 4 v. 6º ao 9º ano.

ZAMBOM, L. B.; TERRAZAM, E. A. Estudo sobre o processo de escolha de livros didáticos organizado em escolas de educação básica. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais… Caxias do Sul: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso: 16 mar. 2015.

ZANON, E. R.; BRANCO, P. M. C.; MAGALHÃES, L. H. (Orgs.). A construção de políticas patrimoniais: ações preservacionistas de Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do país. Londrina: UniFil, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v11n2a001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.