Reconstituindo memórias e construindo histórias: as relações entre a folia de reis de Florínea (SP) e a história da cidade

Rafaela Sales Goulart, Fabiana Lopes da Cunha

Resumo


Parte das reflexões desenvolvidas na pesquisa de mestrado, cujo título é Os sentidos da folia de reis em Florínea/SP: memória, identidade e patrimônio (1993-2013), o texto objetiva reconstituir a história de Florínea, bem como a da região pela qual o grupo de folia de reis (foliões, membros da Associação Folclórica Flor do Vale de Florínea e simpatizantes da folia de reis) estudado constrói sua identidade local. Para isso, serão utilizadas memórias documentais escritas (atas anuais de 1990 a 2012) e orais (21 entrevistas), produzidas entre os anos de 1990 e 2014. A documentação permite a percepção das relações entre a história da folia de reis de Florínea e a história da cidade que se formam entre terras e fazendas limitadas ou não ao atual território de Florínea. Nesse sentido, além das ditas relações, tanto este texto quanto as fontes levantadas durante a pesquisa tornam-se materiais que contribuem para novas investigações e abordagens que dizem respeito à cidade e à folia de reis nela praticada.


Palavras-chave


Memória; folia de reis; Florínea/SP

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Verena. Fontes Orais – Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed., Ediouro, Rio de Janeiro.

CASTRO, Zaíde Maciel de; COUTO, Aracy do Prado. Folias de Reis. In: Cadernos de Folclore. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte-FUNARTE, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977.

MORAES FILHO, Mello. Festas e Tradições Populares do Brasil. Brasília: Senado Federal/Conselho Editorial, 2002.

NUNES, Adão Cicero Ferreira. Processo de (des)ocupação de Florínea-SP. Monografia de conclusão do curso de bacharelado em Geografia: UEL/Londrina, 1993.

OLIVEIRA, João. Florinia. In: FERREIRA, Jurandyr Pires. Enciclopédia dos municípios brasileiros (Vol. XXVIII). Rio de Janeiro, 1957.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v10n2a004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.