Patrimônio cultural e técnicas da fotografia: reflexões sobre o centro histórico ferroviário de Ponta Grossa

Martha Raquel de Souza Batista

Resumo


A fotografia constitui importante meio de registro das manifestações culturais no espaço geográfico. Isto ocorre em função do registro histórico que ela proporciona, do desenvolvimento tecnológico que faz com que permeiem cada vez mais a vida social, e as técnicas fotográficas que atribuem qualidade ao discurso visual. Torna-se decisiva para ler o mundo e interpretar suas mudanças; é fonte de entendimento histórico e dos processos de transformação da cidade que conduz ao conhecimento pertinente à criação/produção humana, valorizando os registros deixados pelos sujeitos a partir de suas experiências, apresentando uma forma de ler, interpretar e apreender seus significados. Assim as imagens são compreendidas como expressão da sensibilidade, que remetem ao mundo imaginário da cultura e um conjunto de significações. A área de estudo da pesquisa abrangeu a paisagem central da cidade de Ponta Grossa, onde se consolidaram equipamentos urbanos a partir da construção da ferrovia, tendo como base investigativa as potencialidades de utilização da fotografia como técnica de pesquisa da geografia  cultural (patrimônio cultural), abarcando reflexões pertinentes à característica dialética da fotografia, e também da importância de seu aspectos técnicos como auxílio para apreensão da fotografia como objeto de estudo das paisagens contemporâneas.


Palavras-chave


fotografia; patrimônio cultural; ferrovia.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, R. O Mundo como Representação. Annales, Nov. – Dez., 1989, nº6, p.1505 – 1520. In: Estudos Avançados 11 (5), 1991.

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo, Editora da UNESP, 2001.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. 3º ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CALISKEVSTZ, V. A participação do trabalhador ferroviário na composição do patrimônio cultural intangível da ferrovia paranaense. Dissertação de Mestrado, UEPG, Ponta Grossa: 2012.

CAMERINI, M.F. e JOBIM E SOUZA, S. Interatividade audiovisual e produção de subjetividade. In: Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Moita Lopes, L.P. e Bastos, L.C. (organizadores). Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 2002.

CAYATTE, H. Cidade palimpsesto In: Rui Jacinto. (Org.). Transversalidades. Territórios, sociedades e culturas em tempos de mudanças. 1ed.Guarda, Portugal: Centro de Estudos Ibéricos, 2013, v. 1, p. 121-124.

DONDIS, A. D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

GASPAR, J. Fotografia e paisagem. In: Rui Jacinto. (Org.). Transversalidades. Territórios, sociedades e culturas em tempos de mudanças. 1ed. v. 1, p. 27-31Guarda, Portugal: Centro de Estudos Ibéricos, 2013.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989 [1973].

KOSSOY, B. Fotografia & História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LE GOFF, J. História e memória/ Jacques Le Goff; tradução Bernardo Leitão et al. - 6ª ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012

MONASTIRSKY, L. B. Estação ferroviária: “lugar-de-memória” das cidades brasileiras. Revista Espaço e Geografia, V. 16, nº 2, 2013, p. 794).

__________________FERROVIA: PATRIMÔNIO CULTURAL - Estudo sobre a ferrovia brasileira a partir da região dos Campos Gerais (PR). Tese (Doutorado), Centro de filosofia e ciências humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

MORAES, A.C.R. Território e história no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2002.

SONTAG, S. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ZANIRATO, S. H. Lembranças fotográficas: memória e história na cidade contemporânea. In: Silvia Helena Zanirato; Sandra de Cássia A. Pelegrini. (Org.). Narrativas da pós-modernidade na pesquisa histórica. 1ed.Maringá: EDUEM, 2005, v. 1, p. 207-226.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.