Ferrovia: patrimônio cultural do Brasil

Leonel Brizolla Monastirsky

Resumo


Desde a sua implantação (1854), a ferrovia brasileira contribuiu para o desenvolvimento econômico do país: ajudou a posicionar o Brasil no sistema-mundo de produção capitalista do século XIX, foi um dos alicerces para a integração nacional, auxiliou a urbanização e industrialização brasileira, foi decisiva nas transformações urbanas das cidades ferroviárias e influenciou a sociedade brasileira, especialmente durante a primeira metade do século XX, transportando cargas, passageiros, informações e cultura. Com tantas frentes, considerando a sua importância na economia e na sociedade - especialmente através da memória social - o (re)conhecimento do patrimônio cultural da ferrovia e da ferrovia como um patrimônio cultural do Brasil é uma exigência. O contexto a ser estabelecido possibilita o estudo sobre a ferrovia para além – ou a partir – de uma concepção econômica, considerando-se também a sua participação na integração territorial, na organização do espaço urbano, social e cultural, a sua representatividade signa, a sua mitificação e a sua relação mnemônica com o indivíduo e a sociedade e, assim, constituir-se num patrimônio cultural em todas as escalas.


Palavras-chave


Ferrovia, patrimônio cultural, Campos Gerais (PR).

Texto completo:

PDF

Referências


ARIAS NETO, J. M. Primeira República: economia cafeeira, urbanização e industrialização. In: FERREIRA, J.; NEVES, L.A. (org). O tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FALCÃO, C.C.S.; SILVA, J.R. Na tela do Renascença: memória do cinema na década de 40. Monografia de Especialização. Ponta Grossa: DHIS/UEPG, 1997.

MELLO, J.M.C. O capitalismo tardio: contribuição à revisão crítica da formação e do desenvolvimento da economia brasileira. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MONASTISKY, L.B. Cidade e ferrovia: a mitificação do pátio central da RFFSA, em Ponta Grossa (PR). Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC/CFH/PPGGeo, 1997.

OFFNER, J.M. Os “efeitos estruturantes” do transporte: mito político mistificação científica. L’espace géographique, n 3, (pp.233-242), 1993. Tradução de: Neli E.C. Pereira e Leila C. Dias. [S.I.:s.n.], 2002.

PRADO JÚNIOR, C. História econômica do Brasil. 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1971.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª Ed. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SCHOPPA, R.F. 150 anos do trem no Brasil. São Paulo: Vianapole, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.