Estratégias de gestão dos municípios em cenário de crise socioeconômica

Jefferson Mariano, Lívia Inglesis Barcellos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise das estratégias de gestão adotadas pelos municípios do estado de São Paulo entre 2010 e 2015, com ênfase para as ações relativas aos incentivos para geração de trabalho e rendimento. A economia brasileira passou por uma transição de taxas elevadas de crescimento para um período de forte retração na atividade econômica. Em função disso, instrumentos de política econômica foram utilizados com vistas à retomada do crescimento. O trabalho pretende demonstrar que no nível territorial municipal também foram realizadas ações no sentido de retomar o ciclo de crescimento da economia, especialmente em relação ao emprego. Para a realização deste trabalho, foram explorados dados disponibilizados pela Pesquisa do Cadastro Central de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de um levantamento que fornece informações sobre pessoas ocupadas e salários, e outras remunerações de empresas e unidades locais formalmente constituídas, registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. Outra fonte utilizada para este trabalho foi a Pesquisa Informações Básicas Municipais, também elaborada pelo IBGE. A revisão da literatura apresenta como referência os trabalhos utilizados pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e os estudos de Wilson Cano, do Instituto de Economia da Unicamp.


Palavras-chave


federalismo; poder local; gestão pública

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, J. R. R.; ARAÚJO, E. A. A capacidade de gasto dos municípios brasileiros: arrecadação própria e receita disponível. Brasília, DF: BNDES, 2001. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2017.

BRESSER-PEREIRA, L. C. A reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova, São Paulo, n. 45, p. 49-95, 1998.

BOVO, J. M. Federalismo fiscal e descentralização de políticas públicas no Brasil. São Paulo: Unesp, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Contas nacionais. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2017.

______. Pesquisa de informações básicas municipais (2001-2015). Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS. Receita disponível por nível de governo. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2017.

MELLO, J. M. C.; NOVAIS, F. A. O capitalismo tardio e a sociabilidade moderna. In: NOVAIS, F. A. (Coord.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 4, p. 559-658.

PRADO, S. R. R. Intervenção estatal, privatização e fiscalidade: um estudo sobre a constituição e crise do setor produtivo estatal no Brasil e os processos de privatização a nível mundial. 1994. 316 f. Tese (Doutorado em Economia) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, 1994.

TAVARES, M. C; ASSIS, J. C. O grande salto para o caos. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v11n2a005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.