A Nova Geografia Cultural de Cosgrove e o grafite como proposta de entendimento da paisagem

Anderson Akio Shishito

Resumo


Sobretudo no atual momento da globalização, os processos de diferentes normas para o espaço urbano e seu próprio uso atribuem maior complexidade ao entendimento da paisagem urbana. A paisagem urbana, em toda sua emaranhada dinâmica, é resultado da transformação e adaptação do meio pela sociedade, traduzindo as características da produção espacial e refletindo segregações e desencontros de tempos históricos materializados. Considerando o grafite como potencial transformador no espaço urbano, buscamos desenvolver a análise desse elemento como proposta de entendimento das noções de paisagens dominantes e alternativas, discutidas por Denis Cosgrove na corrente da Nova Geografia Cultural. Para tanto, o artigo foi organizado em três partes: o grafite na paisagem urbana; o grafite e a cultura como porção simbólica do espaço; e os tipos de paisagem em Cosgrove sob a interpretação a partir do grafite.


Palavras-chave


paisagem; grafite; Nova Geografia Cultural

Texto completo:

PDF

Referências


CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994. 270 p.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2004. (Série Princípios).

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998. p. 222-236.

GITAHY, C. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. v. 312. (Coleção Primeiros Passos).

GOMES, R. L. Território usado e movimento hip hop: cada canto um rap, cada rap um canto. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

MITTMANN, D. O sujeito-pixador: tensões acerca da prática da pichação paulista. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2012.

NAME, L. O conceito de paisagem na geografia e sua relação com o conceito de cultura. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 163-186, dez. 2010.

OLIVEIRA, D. A.; TARTAGLIA, L. Ensaio sobre uma geo-grafia dos graffitis. GEOgraphia, Niterói, v. 11, n. 22, p. 59-88, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v11n2a002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.