O fazer docente no processo ensino-aprendizagem: reflexões e desdobramentos na Geografia escolar

Lineu Aparecido Paz e Silva

Resumo


Este estudo apresenta reflexões acerca da educação geográfica que, no cenário de transformações da prática em sala de aula, vivencia processos de adaptações. A Geografia, enquanto ciência da sociedade, experimenta uma fase de intensas mudanças não somente nas discussões de seu objeto de estudo, mas na sua forma de ensinamento. A aprendizagem representa a construção contínua de etapas e atividades realizadas por docente e educando, que objetivam a assimilação dos conhecimentos. A prática docente, hoje, precisa questionar os problemas do ambiente escolar, além de lançar um olhar crítico aos fenômenos atuais. O professor de Geografia deve estar preparado, planejar conteúdos e analisar situações de ensino para favorecer a aprendizagem. Verifica-se que a gestão e o planejamento escolar devem estar mais relacionados à realidade docente. O caminho benéfico para a educação geográfica está vinculado ao processo de ensino, ao acompanhamento sistemático do educando, aos objetivos do planejamento e, além disso, a que o ensino ocorra de maneira que proporcione a construção do conhecimento. Ensinar Geografia representa contribuir para a sociedade no tocante à educação e à formação de atitudes e valores dos educandos, atitudes estas que se levam para a vida, podendo contribuir para solucionar problemas que serão enfrentados na sociedade.


Palavras-chave


ensino de Geografia; prática docente; processo ensino-aprendizagem; educação básica

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DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v12n2a297

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