Abordagem do solo no ensino médio: concepções e práticas nas aulas de Geografia

Josiane Costalonga Andrade, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira

Resumo


O solo é um recurso natural, base para desenvolver várias atividades antrópicas. Desta forma faz-se necessário estudá-lo, pois seu uso inadequado pode acarretar problemas socioambientais. Objetivamos analisar a abordagem do solo e suas propriedades no Ensino Médio, desde o entendimento e percepção dos alunos sobre o tema até as aulas e práticas de ensino voltadas à explicação deste conteúdo na Geografia escolar. Metodologicamente, trata-se de estudo de caso de um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Cornélio Procópio∕PR, compreendendo revisão bibliográfica sobre o solo e suas propriedades; aplicação de questionário aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio antes das aulas e práticas de ensino voltadas à abordagem do solo; abordagem do conteúdo de solo e suas propriedades em sala de aula; aplicação do questionário após as aulas e práticas de ensino e; análise dos resultados. Aplicar aulas e práticas de ensino via oficinas e experimentos para explicar o solo e suas propriedades contribuiu para melhorar o entendimento dos alunos sobre o assunto. Estes passaram a entender o solo como camada superficial da Terra resultante de vários fatores de formação, constituído de componentes minerais e orgânicos, e a diferenciá-lo em suas propriedades.


Palavras-chave


recurso Natural; prática de Ensino; Geografia Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v12n2a309

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