Mulheres na USP: as primeiras professoras de Geografia formadas na FFCL entre 1934 e 1960
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados da pesquisa que visou a identificar quem foram os primeiros professores de Geografia a atuarem na escola paulista, entre 1930 e 1960. Trata-se de uma pesquisa de fundo histórico, documental e bibliográfica desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Busca-se refletir em que medida esses sujeitos contribuíram para a constituição de uma história da formação docente em Geografia no Brasil. Destaca-se a figura da mulher professora e as contribuições de Maria Conceição Vicente de Carvalho, formada em 1938, e Amélia Americano Domingues de Castro, em 1940. As mulheres totalizaram 68% do número de formados da época. A formação docente em Geografia presente na FFCL da USP, e em seu Instituto de Educação, apresenta características das teorias pedagógicas e da formação específica do geógrafo, favorecendo uma análise da transmissão de saberes e de metodologias necessárias à prática docente da época.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, A.; SILVEIRA, J. D. O ensino da geografia na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 3, p. 76-83, 1949.
MELLO, M. C. O. Orientações metodológicas destinadas aos professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960). Ourinhos: Fapesp, 2019.
MONBEIG, P.; AZEVEDO, A.; CARVALHO, M. C. V. O ensino secundário da geografia. Geografia, São Paulo, ano 1, n. 4, p. 77-83, 1935.
ROCHA, G. O. R. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p. 129-144, 2000.
SANTOS, I. S. F.; PRESTES R. I.; VALE, A. M. Brasil, 1930-1960: escola nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 22, p. 131-149, 2006.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010.
VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Edusp, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n1a316
Apontamentos
- Não há apontamentos.