Mulheres na USP: as primeiras professoras de Geografia formadas na FFCL entre 1934 e 1960

Márcia Cristina de Oliveira Mello, Geyce Iris Goering Maia

Resumo


Neste artigo apresentamos resultados da pesquisa que visou a identificar quem foram os primeiros professores de Geografia a atuarem na escola paulista, entre 1930 e 1960. Trata-se de uma pesquisa de fundo histórico, documental e bibliográfica desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes documentais referentes aos aspectos do primeiro curso de formação de professores secundários de Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) e em seu Instituto de Educação. Busca-se refletir em que medida esses sujeitos contribuíram para a constituição de uma história da formação docente em Geografia no Brasil. Destaca-se a figura da mulher professora e as contribuições de Maria Conceição Vicente de Carvalho, formada em 1938, e Amélia Americano Domingues de Castro, em 1940. As mulheres totalizaram 68% do número de formados da época. A formação docente em Geografia presente na FFCL da USP, e em seu Instituto de Educação, apresenta características das teorias pedagógicas e da formação específica do geógrafo, favorecendo uma análise da transmissão de saberes e de metodologias necessárias à prática docente da época.


Palavras-chave


ensino de geografia; formação de professores de geografia; didática da geografia; mulheres geógrafas; escola nova

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n1a316

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