Abordagem do solo nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental II
Resumo
Estudar os solos na disciplina de Geografia torna-se necessário, pois influencia diretamente e indiretamente as atividades humanas, visto que o solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre. Dessa forma, analisar o ensino desse conteúdo no Ensino Fundamental II e sua abordagem nos livros didáticos de Geografia torna-se importante. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem do solo nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de leituras de bibliografias especializadas no assunto; elaboração de ficha de avaliação dos livros didáticos; avaliação dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II e análise dos resultados obtidos. Como resultado, observou-se que nos livros didáticos o conteúdo do solo não recebe a devida importância, sendo abordado de forma superficial e fragmentada em várias unidades temáticas, não possuindo um tópico específico para lidar com o assunto, referindo-se mais à degradação do solo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADAS, M.; ADAS, S. Expedições Geográficas. São Paulo: Moderna, 2015.
CARVALHO, A. C. X.; RAMPAZZO, C. R. O ensino do conteúdo de solos e a elaboração de materiais didáticos no 6º ano do Ensino Fundamental em Várzea Grande/MT. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17., 2017, Campinas. Anais […]. Campinas: Unicamp, 2017.
DOMINGUEZ, J.; RODRIGUEZ, C. M.; NEGRIN, M. A. La educación edafológica entre el tránsito de la educación secundaria e la universidad. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 7., 2005, Granada. Anais […]. Granada: Enseñanza de las ciencias, 2005.
KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; TORRADO, P. V. Pedologia: fundamentos. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2012.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005.
MAGALHAES, C. et al. Coleção Apoema. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
SILVA, P. P. L. et al. Dicionário brasileiro de ciências ambientais. 2. ed. Rio de Janeiro: Thex, 2002.
TAVARES FILHO, J. Física e conservação do solo e água. Londrina: Eduel, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n2a317
Apontamentos
- Não há apontamentos.