Abordagem do solo nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental II

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, Etiene Cristina de Souza Velani

Resumo


Estudar os solos na disciplina de Geografia torna-se necessário, pois influencia diretamente e indiretamente as atividades humanas, visto que o solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre. Dessa forma, analisar o ensino desse conteúdo no Ensino Fundamental II e sua abordagem nos livros didáticos de Geografia torna-se importante. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem do solo nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de leituras de bibliografias especializadas no assunto; elaboração de ficha de avaliação dos livros didáticos; avaliação dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II e análise dos resultados obtidos. Como resultado, observou-se que nos livros didáticos o conteúdo do solo não recebe a devida importância, sendo abordado de forma superficial e fragmentada em várias unidades temáticas, não possuindo um tópico específico para lidar com o assunto, referindo-se mais à degradação do solo.


Palavras-chave


Geografia Escolar; Ensino de geografia física, Livro didático

Texto completo:

PDF

Referências


ADAS, M.; ADAS, S. Expedições Geográficas. São Paulo: Moderna, 2015.

CARVALHO, A. C. X.; RAMPAZZO, C. R. O ensino do conteúdo de solos e a elaboração de materiais didáticos no 6º ano do Ensino Fundamental em Várzea Grande/MT. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17., 2017, Campinas. Anais […]. Campinas: Unicamp, 2017.

DOMINGUEZ, J.; RODRIGUEZ, C. M.; NEGRIN, M. A. La educación edafológica entre el tránsito de la educación secundaria e la universidad. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 7., 2005, Granada. Anais […]. Granada: Enseñanza de las ciencias, 2005.

KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; TORRADO, P. V. Pedologia: fundamentos. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2012.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005.

MAGALHAES, C. et al. Coleção Apoema. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.

SILVA, P. P. L. et al. Dicionário brasileiro de ciências ambientais. 2. ed. Rio de Janeiro: Thex, 2002.

TAVARES FILHO, J. Física e conservação do solo e água. Londrina: Eduel, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n2a317

Apontamentos

  • Não há apontamentos.