Ensino de cartografia na geografia: conteúdo ou linguagem?

Lucas Henrique de Souza, Nathália Pereira Dourado, Patricia Helena Mirandola Garcia

Resumo


O presente trabalho é resultado de pesquisa no âmbito do curso de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na área de Ensino que resultará em um trabalho de conclusão de curso. O objetivo é compreender como a Cartografia, enquanto a forma de representar o espaço geográfico, é trabalhada em sala de aula. Duas abordagens são possíveis de observar na prática de ensino da Cartografia: uma como conteúdo técnico e conceitual e outra como linguagem gráfica que permite a leitura e interpretação do mundo e suas relações por meio dos mapas. Para que seja possível essa avaliação, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisões bibliográficas e observação in loco da prática docente para a coleta e análise dos dados, objetivando entender a concepção da Cartografia concebida pelo professor em sala de aula. O resultado permite entender a forma como é trabalhada a Cartografia, definindo, portanto, seu papel para a Geografia escolar.


Palavras-chave


Ensino; Geografia; Cartografia; Prática docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n2a322

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