A cidade e suas representações: um estudo com mapas mentais em Pirassununga (São Paulo, Brasil)

Gustavo Ferreira Prado, Luciene Cristina Risso

Resumo


Na ciência geográfica, a cidade e o urbano são refletidos a partir de diversas correntes de pensamento. No caso dessa pesquisa, utilizou-se a fundamentação teórica da geografia humanista cultural, em que o lugar é considerado como conceito relevante para a ciência geográfica, que vincula o ser humano ao meio pela perspectiva das experiências vividas. O objetivo principal foi investigar, observar e compreender as percepções e representações da praça central da cidade de Pirassununga (SP) pela população jovem. A interpretação foi realizada através da análise de mapas mentais, dialogando com a metodologia proposta por Kozel e à luz de outros autores. Como resultado, identificou-se as imagens urbanas e a significação do lugar para esse público com vistas a políticas públicas de proteção dos patrimônios. Conclui-se que os mapas mentais foram de extrema relevância na interpretação das subjetividades deste grupo social, tornando possível compreender os desejos e necessidades dos jovens em relação aos espaços públicos urbanos, bem como suas funções sociais.


Palavras-chave


lugar; mapas mentais; praça central; representações

Texto completo:

PDF

Referências


BENEVOLO, L. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DIZERÓ, J. D. Praça do interior paulista: estudos de caso nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto/SP. 2006. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

KOZEL, S. Mapas mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, S. et al. (org.). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da geografia cultural e humanista. São Paulo: Terceira Margem, 2007. p. 114-138.

LANDIM, P. C. Desenho de paisagem urbana: as cidades do interior paulista. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

LIMA, A. M. L.; KOZEL, S. Lugar e mapa mental: uma análise possível. Geografia, Londrina, v. 18, n. 1, 2009.

LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MARANDOLA JR., E.; DE PAULA, L. T. Imagem e ilegibilidade da forma urbana de Campinas. Revista Rua, Campinas, n. 19, v. 2, p. 141-160, 2013.

SILVA, G. C.; LOPES, W. G. R.; LOPES, J. B. Evolução, mudanças de uso e apropriação de espaços públicos em áreas centrais urbanas. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 197-212, 2011.

TUAN, Y-F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Y-F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Y-F. Images and mental maps. Annals of the Association of American Geographers, Abingdon, v. 65, n. 2, p. 205-213, 1975.

TUAN, Y-F. Cosmos and hearth: a cosmopolite´s viewpoint. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n1a324

Apontamentos

  • Não há apontamentos.