Conscientização: Teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire

William Hiroshi Abeno Ronchi

Resumo


Esta resenha crítica analisará o percurso descritivo de Paulo Freire, no propósito de compreensão da ligação entre as partes de seu livro, as quais identificam-se como; “O Homem e sua experiência” na primeira parte, em seguida a “Alfabetização e Consciência” que se refere à base filosófica e seu problema, o processo metodológico e a relação da aplicação para com a leitura e a escrita. Numa terceira parte discorre-se a contextualização da práxis da libertação, na qual é percebida e concebida a crítica de seu pensamento apresentando-se as palavras: opressão, dependência, e o entendimento do relacionamento destes termos associados ao fenômeno no caso através da América Latina. Por fim a compreensão das linhas de transformação a partir da relação pedagógica e intermédio da ação cultural e revolução cultural.


Palavras-chave


Libertação; Ensino; Aprendizagem; Alfabetização; Ciências sociais

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Referências


FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.13n2a332

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