Gênese e transformações socioespaciais em um bairro periférico: o caso da Vila Odilon na cidade de Ourinhos - SP

Franciele Ferreira Dias

Resumo


A ferrovia e o café contribuíram para a criação, ainda na década de 1910, de vários núcleos urbanos no interior paulista, a cidade de Ourinhos sendo um deles. Concomitantemente, surge um povoado cuja proximidade com o rio Paranapanema contribuiu para a criação de olarias, que o transformando no primeiro bairro periférico: a Vila Odilon. Esse bairro e sua atividade fabril foram o início da industrialização de Ourinhos, uma vez que a atividade econômica foi propulsora do desenvolvimento e da expansão urbana da Região Sul da cidade. O trabalho de campo no local estudado, a coleta de informações e o estudo da literatura sobre a história de Ourinhos possibilitaram construir este trabalho. Expõem-se, nesta pesquisa, as transformações socioespaciais que a Vila Odilon – outrora periférica – passou durante o processo de valorização imobiliária, mesmo com a quebra de parcela das olarias ocorrida a partir da década de 1990. Entretanto, tal vila conserva elementos que constituem sua singularidade, dentre eles a grande quantidade de olarias em atividade e desativadas, motivo pelo qual ainda é conhecida como o “bairros das olarias”.


Palavras-chave


Ourinhos; Espaço Urbano; Olarias

Texto completo:

PDF

Referências


BONDUKI, N. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

DEL RIOS, J. Ourinhos: memórias de uma cidade paulista. São Paulo: Imesp, 1992.

DIAS, F. F. A gênese da cidade acima e abaixo da linha. Geoingá, Maringá, v. 6, n. 1, p. 46-61, 2014.

DIAS, F. F. Segregação residencial na cidade de Ourinhos-SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

MASSEI, R. C. As inovações tecnológicas e o caso dos oleiros: a mecanização das olarias em Ourinhos 1950-1990. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.14n2a340

Apontamentos

  • Não há apontamentos.