Estudo de percepção da paisagem do rio Paranapanema no setor Ponte Pênsil (Chavantes, SP)

Helen Patricia da Silva Costa, Luciene Cristina Risso

Resumo


Este trabalho tem por objetivo levantar a percepção ambiental sobre a paisagem hídrica do rio Paranapanema na Ponte Pênsil Alves Lima, divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Para cumprir com os objetivos, a metodologia da pesquisa contou com revisão bibliográfica sobre o tema, levantamentos secundários, aplicação de questionários on-line, trabalho de campo, tabulação e interpretação dos dados. Foram entrevistadas 42 pessoas para o estudo de percepção ambiental. Esta pesquisa também visa servir de subsídio para planejamento ambiental e programas de educação ambiental, bem como apresentar essa paisagem como um patrimônio para a região, dada sua importância social, cultural e ecológica.


Palavras-chave


Educação ambiental; Ourinhos; Chavantes; Memórias

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, L. Chavantes/SP. In: ALONSO, L. Blog de Lilia Alonso, [s. l.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3rFMTqd. Acesso em: 20 ago. 2018.

CANDOTTI, E. Ciência na educação popular. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F. (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002. p. 15-23

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, DF: MMA, 2004. p. 13-24.

CONDEPHAAT. Ponte pênsil de Chavantes. Condephaat, São Paulo, 1 mar. 2007. Disponível em: https://bityli.com/6NXOc. Acesso em: 15 jul. 2018.

COSTA, H. P. S. Percepção ambiental do rio Paranapanema no setor da ponte pênsil Alves Lima (divisa entre os estados de São Paulo e Paraná). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ourinhos, 2019.

DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (org.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel; São Carlos: EdUFSCar, 1996.

FORMARTE. Projetos finalizados: Ponte Pênsil Alves de Lima. [S. l.]: Formarte, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3xBy4Xd. Acesso em: 12 mar. 2019.

IBGE. Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, [201-?]. Disponível em: https://bit.ly/2VhXhsf. Acesso em: 5 ago. 2018.

INCÊNDIO destrói ponte pênsil centenária sobre o Rio Paranapanema entre SP e PR. G1, G1 Bauru e Marília, Rio de Janeiro, 7 nov. 2020. Disponível em: https://bityli.com/piAVV. Acesso em: 29 jul. 2021.

MACHADO, J. L. A. Aprendendo com os folders. Planeta Educação, [s. l.], c2006. Disponível em: https://bityli.com/ApJrq. Acesso em: 20 mar. 2019.

PRADEICZUK, A.; RENK, A.; DANIELI, M. A. Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias. Grifos, Chapecó, v. 24, n. 38-39, p. 13-32, 2015.

RIBEIRÃO Claro: Ponte Pênsil Alves Lima. Ipatrimônio, [s. l.], [201-?]. Disponível em: https://bityli.com/A0wZm. Acesso em: 3 dez. 2018.

RISSO, L. Paisagem, cultura e desenvolvimento sustentável: um estudo da comunidade indígena Apurinã na Amazônia brasileira. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2005.

RISSO, L. C. Vivências paisagísticas como caminhos para novas percepções e experiências. Geograficidade, Niterói, v. 10, p. 309-323, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3fb90Qi. Acesso em: 29 jul. 2021.

SEEC. Ponte Pênsil Alves Lima. Patrimônio Cultural, Curitiba, [201-?]. Disponível em: https://bityli.com/PyWZG. Acesso em: 20 jun. 2018.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

WHYTE, L. La perception de l’environnement: lignes directrices méthodologiques pour les études sur le terrain. Paris: UNESCO, 1978. Notes techniques du MAB 5.




DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.14n2a345

Apontamentos

  • Não há apontamentos.