GEOGRAFIA, MERCADO E UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES AO ENTENDIMENTO DAS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO RECENTE

ALOYSIO MARTHINS DE ARAÚJO JUNIOR

Resumo


O artigo trata de introduzir algumas questões para reflexão e debate sobre alguns pontosessenciais na atual conjuntura nacional, quais sejam, a relação entre mercado, universidadee o papel da geografia. Isto se mostra importante, dadas as profundas modificações sociais,tecnológicas e econômicas que o Brasil tem vivenciado nos últimos vinte anos. Até então,uma economia ancorada em produtos agroexportadores, nas duas últimas décadas, ainserção econômica e comercial brasileira tem dirigido esforços em aumentar exportaçõesde produtos industrializados com alta intensidade tecnológica. Por outro lado, as exigênciassobre a formação de mão-de-obra qualificada e especializada têm recaído sobre asUniversidades para que estas dêem conta da formação de tais profissionais. Nesse contexto,as ciências humanas de modo geral e a geografia em particular, têm um papel de destaque:se por um lado a sociedade exige mais técnicos, por outro, é preciso forjar cidadãosconscientes de seu papel na sociedade. Todavia, não está em jogo o que é mais importante,as ciências humanas ou as exatas, mas sim, qual o projeto de nação que se almeja nopresente e num futuro próximo.

Palavras-chave: Mercado; Universidade; Geografia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.