As tensões raciais e as reelaborações das sociabilidades em São Paulo: um olhar sobre os meandros da configuração musicalidade afro-brasileira, 1890-1940.

Maria Inez Machado Borges Pinto, Paulo Koguruma

Resumo


A formação do samba como uma expressão do padrão da musicalidade dosbrasileiros está estreitamente relacionada à participação dos afro-brasileiros na construçãohistórica de novas formas de sociabilidade urbana.Ao discutir o cotidiano dos homens e mulheres afro-brasileiros na cidade de SãoPaulo, entre 1890 e 1940, este artigo busca compreender alguns de seus padrões culturais eas tensões relativas à sua sobrevivência em uma cidade cosmopolita, moderna e excludente.Focaliza as peculiaridades da configuração de uma cultura afro-brasileira quemantinha estreitas relações com o cotidiano da cidade, no qual se percebia a forte presençade preconceitos étnico-raciais.Reflete sobre as especificidades do processo da configuração de uma culturanegra urbana caracterizada pela multiplicidade de ritmos sociais e temporalidades, pelomovimento das ruas e pelas instabilidades da vida moderna.

Palavras-Chave: Afro-Brasileiro; Cultura; Cotidiano; Samba; Música; Rádio.


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