DOS GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO AOS PROJETOS PONTUAIS NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO MODAL RODOVIÁRIO

Vitor Hélio Pereira de Souza, Márcio Rogério Silveira

Resumo


As aglomerações de empresas sempre estiveram no centro dosplanos de desenvolvimento brasileiro. Primeiramente, nos grandes projetos dasdécadas de 1960 e de 1970 do século XX, com os pólos de desenvolvimento ecomplexos industriais e, consecutivamente a partir dos anos de 1989, com oparadigma atual de organização territorial dos Arranjos Produtivos Locais(APLs), enquanto forma de intensificar o poder de competição das micro epequenas empresas. Todavia, tais projetos não fluiriam se, associados a eles,não houvesse planejamento para os sistemas de movimento no território. Orodoviarismo foi o mais adequado meio para o escoamento da produção dasilhas de prosperidade, da captação de matérias-primas e para a concretizaçãodo movimento circulatório do capital no território brasileiro, com a entrega damercadoria ao consumidor. Nesse sentido, há o rompimento dos arquipélagosgeoeconômicos e as desigualdades regionais assumem outro nível, ou seja, noplano produtivo. Logo, estabelecem-se novos padrões de interações espaciais.

PALAVRAS-CHAVE: planejamento, atividades produtivas, transporte,interações espaciais.


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