DOS GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO AOS PROJETOS PONTUAIS NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO MODAL RODOVIÁRIO
Resumo
As aglomerações de empresas sempre estiveram no centro dosplanos de desenvolvimento brasileiro. Primeiramente, nos grandes projetos dasdécadas de 1960 e de 1970 do século XX, com os pólos de desenvolvimento ecomplexos industriais e, consecutivamente a partir dos anos de 1989, com oparadigma atual de organização territorial dos Arranjos Produtivos Locais(APLs), enquanto forma de intensificar o poder de competição das micro epequenas empresas. Todavia, tais projetos não fluiriam se, associados a eles,não houvesse planejamento para os sistemas de movimento no território. Orodoviarismo foi o mais adequado meio para o escoamento da produção dasilhas de prosperidade, da captação de matérias-primas e para a concretizaçãodo movimento circulatório do capital no território brasileiro, com a entrega damercadoria ao consumidor. Nesse sentido, há o rompimento dos arquipélagosgeoeconômicos e as desigualdades regionais assumem outro nível, ou seja, noplano produtivo. Logo, estabelecem-se novos padrões de interações espaciais.
PALAVRAS-CHAVE: planejamento, atividades produtivas, transporte,interações espaciais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.