Os diferentes significados de currículo

Thamiris Slanzon de Carvalho

Resumo


Tomando currículo como um termo não unívoco, acredita-se que um dos caminhos para compreender sua variedade de definições seja relacioná-lo a poder. Assim, a partir da perspectiva pós-estruturalista, currículo será tomado como discurso, o qual compreende atores sociais e suas disputas de poder na tentativa de hegemonizar um sentido ao termo. Entretanto, como o poder não é fixo, e sim fluido, capilar, ou seja, tendo a premissa de que o poder está em toda parte, acredita-se que os atores sociais que não se evidenciaram num primeiro momento da definição do termo “currículo”, em momento posterior, irão contestar o sentido antes atribuído e, assim, imprimirão outra definição, fato que faz do currículo um discurso envolto em relações de poder. Para expressar os variados sentidos a ele conferidos, este artigo intenta apresentar, brevemente, alguns discursos curriculares que se fizeram temporariamente hegemonizados, portanto, aceitos e utilizados. Os discursos curriculares que serão apresentados contribuem no entendimento da multiplicidade de definições efêmeras que o termo recebe.

Palavras-chave


currículo; discurso; poder

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DOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v12n1a304

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