Memórias do Carvoeiro: entrevista com Jefferson Del Rios
Resumo
Jefferson Del Rios Vieira Neves nasceu em Ourinhos, em 1943. Sua trajetória está ligada ao jornalismo cultural e de política internacional.
Jornalista e escritor, foi aluno do Centre de Formation des Journalistes, Paris (1971-1973) e frequentou, na Universidade Sorbonne, cursos do teórico e crítico Bernard Dort, autor de O teatro e sua realidade, publicado no Brasil. Casado com a jornalista e pesquisadora em arquitetura Beatriz Albuquerque.
Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, nas revistas IstoÉ, Novos Estudos Cebrap, Bravo! Lecionou teatro brasileiro no Conservatório Nacional de Lisboa. Dirigiu a Divisão de Artes Cênicas do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e projetos especiais no Memorial da América Latina. Também foi curador de exposições teatrais no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.
Autor de “Ourinhos – Memórias de uma Cidade Paulista” (Prefeitura Municipal de Ourinhos); “Bananas ao Vento - Meia década de cultura e política em São Paulo” (Editora SENAC); “O Teatro de Victor Garcia – A vida sempre em jogo” (Edições SESC); “Teatro, Literatura, Pessoas” (Edições SESC), com críticas, entrevistas e perfis de escritores, jornalistas e personalidades das artes. Sua atividade no meio teatral, desde 1969, está reunida em dois volumes de “Críticas de Jefferson Del Rios” (Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado). Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV e Rádio Cultura).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v.14n1a339
Apontamentos
- Não há apontamentos.