v. 6, n. 2 (2012)

Revista Geografia & Pesquisa

EDITORIAL

A Revista Geografia e Pesquisa conta desde 2007 com a publicação de artigos científicos no território nacional, e a partir de 2010 também passou a ser distribuída para países de língua latina, buscando assim, aumentar a difusão da produção do conhecimento na área temática vinculada à Geografia. A partir de 2012 ela passou a ser difundida apenas por meio eletrônico, e na última avaliação do QUALIS/CAPES a revista passou para o conceito B3, o que denota o esforço e a colaboração de docentes e pesquisadores para o seu crescimento.
Nesse número da revista nossos leitores vão se deparar com trabalhos que versam sobre Geografia do Transporte, sobre Carstologia, Pedologia, Percepção Ambiental, Hidrogeografia, Turismo e Geografia Econômica.
O artigo do Prof. Dr. Nelson Fernandes F. Júnior e do Prof. Dr. Márcio Rogério Silveira sobre transporte marítimo brasileiro (de cabotagem e longo curso), discute o aprimoramento e os problemas ainda existentes na logística do setor, ressaltando sua importância para assegurar a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e ao intermediação entre produtor e mercado.
Nosso segundo artigo, de autoria do Prof. Dr. Luiz Eduardo Panisset Travassos, busca trazer uma contrição para os estudos históricos da Carstologia, e também divulgar a contribuição de Conrad Malte-Brun para os estudos da carste e das cavernas, assunto ainda pouco explorado pela literatura científica.
Em “Análise de processos erosivos na nascente do córrego do veado, Umuarama – PR” o objetivo é a comparação entre duas metodologias de suscetibilidade à erosão, uma que utiliza o fator do uso do solo e outro que se pauta em fatores naturais, na nascente do córrego do Veado em Umuarama(PR), para averiguar a relevância do fator antrópico na ocorrência de processos erosivos.
No artigo produzido pela Profa. Dra. Lívia de Oliveira , a preocupação é discutir a percepção ambiental em suas múltiplas perspectivas, buscando compreender percepção/cognição para além do exotismo e da singularidade e procurar também refletir sobre imagem mental, conduta humana, afetividade e representação.
Nosso quinto artigo, de autoria de João Pedro Marques Ribeiro e do Prof. Dr. Rodrigo Lilla Manzione, trata do problema dos danos causados ao meio ambiente através da mineração, e tem como estudo de caso as cavas de extração de argila do município de Ourinhos. O trabalho procura fazer uma discussão sobre a proximidade dessa extração com as margens do Rio Paranapanema e os danos causados aos corpos d’água, talvergue e do sistema hidrelétrico instalado ao longo do curso do rio. Os pesquisadores se preocuparam ainda em fazer um mapeamento das cavas e também um plano de recuperação ambiental .

Em “Turismo, Desenvolvimento E Natureza: Uma Análise Geográfica Da Atividade Turística”, Cloves Alexandre de Castro pretende dar uma contribuição para a análise da atividade turística através do debate geográfico acerca das problematizações sobre as ideias de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, trabalho e natureza.
E, finalmente, em “Desenvolvimento Desigual da Modernização Capitalista no Território maranhense: teoria discursiva, (re)arranjos produtivos e conflitos socioambientais”, os autores propõem fazer a crítica do “desenvolvimento desigual do capitalismo” tendo como foco o território maranhense.
Esperamos que gostem desse volume e que a publicação da Revista Geografia e Pesquisa atinja a meta de democratizar o conhecimento e incitar o pensamento critico. Reiteramos o convite à comunidade científica na divulgação da pesquisa e na consolidação do periódico.


Editoras Fabiana Lopes da Cunha e Luciene Risso

Sumário

Artigos

O TRANSPORTE DE CABOTAGEM E LONGO CURSO E AS RECENTES TRANSFORMAÇÕES NO SETOR PORTUÁRIO E MARÍTIMO BRASILEIRO PDF
Nelson Fernandes Felipe Junior, Márcio Rogério Silveira
CONTRIBUIÇÕES DE CONRAD MALTE-BRUN PARA O ESTUDO DAS CAVERNAS PDF
Luiz Eduardo Panisset Travassos
ANÁLISE DE PROCESSOS EROSIVOS NA NASCENTE DO CÓRREGO DO VEADO, UMUARAMA – PR PDF
Carina Petsch, Edinéia Vilanova Grizio Orita, Fernanda Bortolatto, Diego da Silva Turollo
PERCEPÇÃO AMBIENTAL PDF
Lívia de Oliveira
IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR EXTRAÇÃO DE ARGILA NO MUNICÍPIO DE OURINHOS (SP): RECUPERAÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL E PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PDF
João Pedro Marques Ribeiro, Rodrigo Lilla Manzione
TURISMO, DESENVOLVIMENTO E NATUREZA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DA ATIVIDADE TURÍSTICA. PDF
Cloves Alexandre de Castro
DESENVOLVIMENTO DESIGUAL DA MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA NO TERRITÓRIO MARANHENSE: TEORIA DISCURSIVA, (RE) ARRANJOS PRODUTIVOS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PDF
José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior, Raimundo Campos Castro Júnior, Raimundo Edson Pinto Botelho